quinta-feira, 10 de maio de 2012

PARÓDIAS

Intertextualidade  acontece quando há uma referência explícita ou implícita de um texto em outro. Também pode ocorrer com outras formas além do texto, música, pintura, filme, novela etc. Toda vez que uma obra fizer alusão à outra ocorre a intertextualidade.
Paródia
A paródia é uma forma de contestar ou ridicularizar outros textos, há uma ruptura com as ideologias impostas e por isso é objeto de interesse para os estudiosos da língua e das artes. Ocorre, aqui, um choque de interpretação, a voz do texto original é retomada para transformar seu sentido, leva o leitor a uma reflexão crítica de suas verdades incontestadas anteriormente, com esse processo há uma indagação sobre os dogmas estabelecidos e uma busca pela verdade real, concebida através do raciocínio e da crítica. Os programas humorísticos fazem uso contínuo dessa arte, freqüentemente os discursos de políticos são abordados de maneira cômica e contestadora, provocando risos e também reflexão a respeito da demagogia praticada pela classe dominante. Com o mesmo texto utilizado anteriormente, teremos, agora, uma paródia.

PARÓDIAS CRIADAS PELOS ALUNOS A PEDIDO DA  PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA:





OBS: OS TEXTOS FORAM DIGITALIZADOS A PARTIR DE ORIGINAIS, CONTUDO PODERÁ HAVER EQUÍVOCOS ORTOGRÁFICOS, QUE NESTE CASO DEVERÃO SER DESCONSIDERADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário